Eu pretendo trocar aqui entre o Inglês e o Português, e de necessidade mesmo. O título, o nome de uma coisa é algo bem significante...como melhor achar o significado de alguma coisa do que pelo seu próprio nome. Pelo menos ganhamos uma idéia geral, e as vezes mais que isso. Podemos até descobrir um significado profundo aonde todo mundo deixa-se distrair ou presta atenção a outras coisas "mais profundas", não sabendo que existe a possibilidade de achar profundeza na própria superfície. O ato mesmo de criação começa sempre com esse título ou nome próprio que, não sei como, pretende ditar ou pelo menos influenciar o resto da existência dessa entidade. Através de conhecimento de línguas podemos nos aprofundar um pouco mais nesse oceano invisível de signficado que cobre o mundo ao nosso redor. Graças a wikipedia, posso citar algumas coisas chave para o nome e o propósito desse blog:
"Trovador, na lírica medieval, era o artista de origem nobre do sul da França que, geralmente acompanhado de instrumentos musicais, como o alaúde ou a cítola, compunha e entoava cantigas.
Entre as cantigas criadas pelos trovadores, destacou-se a Cantiga da Ribeirinha, escrita por Pai Soares de Taveirós, por ter sido a primeira canção a passar da oralidade para a escrita."
"No Rio Grande do Sul, Brasil, "trovador" pode ser usado como uma gíria para um rapaz que tem lábia com garotas, ou então um eufemismo para mentiroso."
"Outra peculiaridade das gaitas-de-fole é por integrarem o restrito grupo de instrumentos de ar os quais tocam continuamente, de forma mecânica, sem necessidade de pausa para o músico respirar."
Gosto muito dessas pinturas:



O instrumento inserido no contexto popular na Idade Média.

No final do século XVII, o instrumento ainda gozava de admiração entre as elites.
A última coisa:
"Diferentes modelos de gaitas-de-fole estiveram intimamente ligados à religiosidade ao longo dos séculos. Registros medievais trazem-nos a associação desses a festividades, cultos, peregrinações e procissões. Isso se deve muito pelo fato de diversas comunidades pastoris apresentarem fortes crenças religiosas, meio em que as gaitas-de-fole eram mais populares. Ademais, igrejas européias de diferentes períodos apresentam esculturas e pinturas de anjos a tocar gaitas-de-fole, em parte por iniciativa dos próprios artesãos e alvineiros -- os quais em grande parte tinham contato com o instrumento.
"Diferentes modelos de gaitas-de-fole estiveram intimamente ligados à religiosidade ao longo dos séculos. Registros medievais trazem-nos a associação desses a festividades, cultos, peregrinações e procissões. Isso se deve muito pelo fato de diversas comunidades pastoris apresentarem fortes crenças religiosas, meio em que as gaitas-de-fole eram mais populares. Ademais, igrejas européias de diferentes períodos apresentam esculturas e pinturas de anjos a tocar gaitas-de-fole, em parte por iniciativa dos próprios artesãos e alvineiros -- os quais em grande parte tinham contato com o instrumento.
Apesar disso, com a ascensão doutro aerofone – o órgão de tubos – e o vínculo arraigado das gaitas com festividades folclóricas e populares, vincularam-na cada vez mais a uma imagem pagã, sendo prescrita em diferentes momentos da história em diferentes localidades, especialmente por religiões cristãs. A Reforma Protestante, de John Knox, é um exemplo de como a imagem do instrumento foi alterando-se com o tempo: tocar gaita-de-fole passou a ser um pecado na Escócia do século XVI."